Eletrobras, Eletronuclear e Rosatom assinam memorando de entendimento

Eletrobras, Eletronuclear e Rosatom assinam memorando de entendimento

A Eletrobras, a Eletrobras Eletronuclear e a Corporação Estatal Russa de Energia Atômica (Rosatom) assinaram ontem (27) um memorando de entendimento para promover a cooperação no campo da energia nuclear. O documento foi assinado pelo vice-diretor geral de Desenvolvimento e Negócios Internacionais da Rosatom, Kirill Komarov, pelo presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e pelo presidente interino da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

O memorando de entendimento vai promover uma cooperação mútua no uso pacífico da energia nuclear, incluindo a potencial construção de novas usinas no Brasil e suporte durante todo seu ciclo de vida (incluindo operação, manutenção e descomissionamento). Também estão contemplados a gestão do combustível nuclear, o prolongamento da vida útil das usinas nucleares existentes no país, educação e treinamento dos profissionais brasileiros que trabalham no setor e o fortalecimento do conhecimento público sobre o programa nuclear do país.

A parceria entre ambos os países no setor é regulada pelo acordo de cooperação entre os governos da Federação Russa e da República Federativa do Brasil no uso pacífico da energia nuclear, de 15 de setembro de 1994.

 

Fonte: Eletrobras

Voltar