Nos meses de outubro e novembro de 2022, a PCH Barracão e a PCH Barra do Telha, da Enebras Energia, receberam a visita da equipe de técnicos da FEPAM para realização da vistoria técnica para o licenciamento ambiental dos empreendimentos.
Sempre de acordo com a legislação vigente e as normas locais, a Enebras Energia preza pela transparência em todos os seus projetos.
Por isso, colocamos, abaixo, os relatórios referente às duas PCHs.
PCH BARRACÃO
O presente documento visa apresentar os serviços desenvolvidos pela Enebras Projetos de Usinas Hidrelétricas LTDA., quando do acompanhamento da equipe de técnicos da FEPAM ao empreendimento PCH BARRACÃO, para realização da vistoria técnica para o licenciamento ambiental do empreendimento.
SERVIÇOS DESENVOLVIDOS
A vistoria foi realizada no dia 26 de outubro de 2022. Sendo realizado o acompanhamento da equipe técnica da FEPAM, junto às áreas do futuro empreendimento, sendo esta vistoria obrigatória para compor o processo do Licenciamento Prévio.
VISTORIA TÉCNICA
A equipe de técnicos do Órgão Ambiental FEPAM, foi composta pelos responsáveis pela análise do estudo de EIA/RIMA do empreendimento, e também pelos coordenadores do projeto a Eng. Química Lídia C. Goedtel e o Geólogo Leandro Gruber, além de outros técnicos oriundos da sede de Passo Fundo. Por parte da Enebras participaram os engenheiros ambientais Evandro Avi e Lucas Arno, além do sócio- proprietário Clairto Zonta e o representante da empresa responsável pelo estudo ambiental Osvaldo Júnior.
O ponto de encontro das equipes foi definido na Balsa do Rio Bernardo José, onde a equipe de técnicos da FEPAM foram apresentados aos representantes da Enebras, após isso foi realizado um deslocamento até a área do futuro reservatório e APP. Ao longo da caminhada foram esclarecidas eventuais dúvidas.
Depois foi realizado deslocamento até o eixo do barramento, onde os técnicos puderam ter uma visão do local onde será instalado o barramento e a tomada de água. Logo em seguida, foi realizada a vistoria nas áreas de bota fora e canteiros de obras, os quais são localizados em lavouras localizadas nas proximidades do barramento.
Foi frisado frequentemente, que as áreas de bota fora e canteiros de obras, foram alocados em áreas antropizadas, a fim de diminuir os impactos ambientais e que não será necessário desmate de mais áreas para essas instalações.
O terceiro ponto visitado, foi o eixo do canal de adução, onde o mesmo se encontra localizado também em áreas de lavoura.
No quarto ponto, foi realizada a vistoria no local da instalação da futura casa de força, onde os técnicos observaram as áreas de supressão e movimentações de solo que deverão ser realizadas para a instalação da mesma. No mesmo local, se encontra um canteiro de obras auxiliar.
Ao final da visita, foi realizada uma breve conversa entre todos os membros participantes, onde a Técnica responsável pelo Projeto, Eng. Química Lídia, informou que os próximos passos agora em relação ao licenciamento é aguardar a emissão do Relatório da vistoria e emissão do Parecer Técnico, o qual deve estar ocorrendo dentro do mês de novembro de 2022.
Imagem 1 – Visita Rio Bernardo José (Trecho reservatório)
Imagem 2 – Visita ao Ponto do Futuro reservatório
Imagem 3 – Visita ao Ponto do Barramento
Imagem 4 – Visita ao Ponto do Canteiro de Obras e Bota Fora.
Imagem 5 – Visita ao Ponto da Casa de Força.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Como etapa de análise do Estudo Ambiental, faz-se necessário a realização de visita in loco pelos técnicos da FEPAM, na área das futuras instalações do empreendimento, a fim de conhecer a tipologia do local a fim de compilação com os dados já analisados no estudo.
Sendo assim, os trabalhos da FEPAM continuam, para a emissão do Parecer Técnico, com as devidas orientações para a sequência dos andamentos do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.
PCH BARRA DO TELHA
O presente documento visa apresentar os serviços desenvolvidos pela Enebras Projetos de Usinas Hidrelétricas LTDA., quando do acompanhamento da equipe de técnicos da FEPAM ao empreendimento PCH BARRA DO TELHA, para realização da vistoria técnica para o licenciamento ambiental do empreendimento.
SERVIÇOS DESENVOLVIDOS
A vistoria foi realizada no dia 16 de novembro de 2022. Sendo realizado o acompanhamento da equipe técnica da FEPAM, junto às áreas do futuro empreendimento, sendo esta vistoria obrigatória para compor o processo do Licenciamento Prévio.
VISTORIA TÉCNICA
A equipe de técnicos do Órgão Ambiental – FEPAM/RS, foi composta pelos responsáveis pela análise do estudo de EIA/RIMA do empreendimento, sendo o coordenador de análise do projeto o Eng. Químico Douglas Vitorasse, além dos outros técnicos que analisam o processo, sendo eles os técnicos Celso Galli, Nina Rosa e Anita de Campos. Por parte da Enebras participaram o engenheiro ambiental Evandro Avi, além do responsável técnico do projeto, o engenheiro civil Daniel Zonta, além dos representantes da Cedro Inteligência Ambiental, que é a empresa responsável pelo estudo ambiental.
O ponto de encontro das equipes foi definido junto a vila Ituim, que fica localizada próxima a entrada da fazenda onde está previsto o arranjo. Neste primeiro momento houve a apresentação de todos os presentes e o deslocamento até a região do barramento e canal adutor.
Após foi realizado deslocamento até o eixo do barramento, onde os técnicos puderam ter uma visão do local onde será instalado a estrutura e a tomada de água. Também foi realizado voo com drone, para que os técnicos da FEPAM pudessem ter uma visão total sobre todo o arranjo e também do paredão onde foram identificadas as cactáceas ameaçadas.
Após retornou-se a região do canal adutor e canteiro de obra, onde foi frisado que as áreas de bota fora e canteiros de obras, foram alocados em áreas antropizadas, a fim de diminuir os impactos ambientais e que não será necessário desmate de mais áreas para essas instalações. Também foi realizado novo voo de drone, indo até a confluência dos rios Ituim e do Telha, para que os técnicos tivessem uma visão melhor do local no ponto de restituição da água junto ao rio.
Por fim, foi realizado o deslocamento e vistoria no local da instalação da futura casa de força, onde os técnicos observaram as áreas de supressão e movimentações de solo que deverão ser realizadas para a instalação da mesma. Após foi realizada a vistoria final junto ao canal de fuga, chegando até as margens do rio Ituim.
Ao final da visita, foi realizada uma breve conversa entre todos os membros participantes, onde o Técnico responsável pelo Projeto, Eng. Químico Douglas, informou que os próximos passos agora em relação ao licenciamento é aguardar a emissão do Relatório da vistoria e emissão do Parecer Técnico.
Imagem 1 – Visita Rio Ituim (Trecho barramento).
Imagem 2 – Voo de drone na região do barramento.
Imagem 3 – Visita ao Ponto da Casa de Força.
Imagem 4 – Visita ao Ponto do Canal de Fuga.
Imagem 5 – Visita ao Ponto de restituição da água ao rio Ituim.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Como etapa de análise do Estudo Ambiental, faz-se necessário a realização de visita in loco pelos técnicos da FEPAM, na área das futuras instalações do empreendimento, a fim de conhecer a tipologia do local a fim de compilação com os dados já analisados no estudo.
Sendo assim, os trabalhos da FEPAM continuam, para a emissão do Parecer Técnico, com as devidas orientações para a sequência dos andamentos do processo de licenciamento ambiental do empreendimento.